As joias, acessórios ornamentais utilizados principalmente pelas mulheres, são feitas de materiais valiosos, como metais e pedras preciosas. São enfeites para serem usados em diferentes lugares do corpo como nos dedos, pescoço, orelhas e pulso. E sempre foram sinônimo de riqueza, poder e luxo.

Essas joias podem ser colares, braceletes, pulseiras, brincos, anéis, gargantilhas, pingentes, piercings, broches, botões, entre outros. O uso das pedras preciosas nas joias é muito apreciado, tornando-as mais caras e valorizadas. É muito comum ver em joalherias anéis e alianças com diamantes, colares de pérola, brincos de esmeralda e rubi, e outras variedades.

Pedras preciosas também podem ser encontradas em bolsas femininas, carteiras, roupas e sapatos. Com o uso e apreciação desses acessórios, surgiu a necessidade da criação de imitações, bijuterias, que imitavam essas joias e acessórios, para um público de poder de compra mais baixo. Essas bijuterias democratizaram o mundo das semi-joias e são usadas por pessoas de todas as classes sociais atualmente.